Carteira Nacional de Habilitação – Pontuação

Carteira Nacional de Habilitação - Pontuação Para podermos dirigir é necessário estarmos com a Carteira Nacional de Habilitação e que esta não esteja vencida e muito menos suspensa. A Carteira Nacional de habilitação é obrigatória para qualquer pessoa que dirija e é um documento oficial e válido em todo território nacional.

Quando cometemos alguma infração de trânsito, além da multa que ficamos obrigados a pagar, ainda recebemos pontos de advertência na carteira de habilitação e que não podem ultrapassar os 20 pontos. A pontuação de cada multa varia de acordo com o grau da mesma e podem ser de quatro tipos: infração leve, média, grave e gravíssima, sendo 3, 4, 5 e 7 pontos respectivamente.

Se você ultrapassou o limite máximo de 20 pontos sua carteira de habilitação ficará suspensa provisoriamente, mas assim que fizer um ano da sua primeira infração estes pontos vão sumindo do seu prontuário.


Quando o motorista atinge os 20 pontos ele será notificado e terá 60 dias para apresentar sua defesa para não ficar suspenso de dirigir. Se isso acontecer outras vezes às penalidades poderão aumentar.

Caso você seja suspenso deverá cumprir o prazo estipulado e fazer o curso de reciclagem para motorista infrator que possui 20 horas. Você terá que ser aprovado porque só assim poderá voltar a dirigir.

Se você costuma ser multado e quer consultar a pontuação da sua Carteira nacional de Habilitação poderá fazer isso diretamente no site do Detran de forma rápida e segura.

Pontuação

Acesse o site do Detran clicando aqui e logo na página inicial você terá a opção de consulta de pontuação da carteira de habilitação.

Verifique para não ser pego de surpresa e ainda a situação ficar pior para o seu lado!